Belo Horizonte / MG
operacionai@beiraaltaturismo.com.br (31)3564-5539

Governo anuncia plano de Retomada do Turismo

24 Curtidas. 1367 Visualizações

Governo anuncia plano de Retomada do Turismo 

“O que acontece aqui hoje é uma grande coalisão, uma grande aliança em favor da retomada do turismo brasileiro”, afirma o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio

Retomar o turismo brasileiro com segurança e responsabilidade e recuperar o setor do impacto socioeconômico causado pela Covid-19, com a paralisação das atividades. Esse é o objetivo da Retomada do Turismo, uma iniciativa lançada nesta terça-feira (10) pelo Ministério do Turismo, que traz projetos e ações que buscam resultados efetivos e concretos para a área até 31 de julho de 2021. As medidas reúnem esforços da iniciativa pública e privada, do terceiro setor e também do Sistema S, que inclui o Sesc, o Senai, o Sesi e o Sebrae.

O programa para a Retomada do Turismo está organizado em quatro eixos: preservação de empresas e empregos no setor de turismo; melhoria da estrutura e da qualificação de destinos; implantação de protocolos de biossegurança; e promoção e incentivo às viagens.

As ações vão desde o reforço na concessão de linhas de crédito para capitalizar empresas do setor e preservar empregos até obras de melhoria da infraestrutura dos destinos turísticos. Também estão previstos o incentivo ao turismo natural e cursos sobre protocolos sanitários e melhoria da qualificação profissional.

O ministro lembrou que o turismo é um setor bastante representativo no Brasil, já que emprega 7 milhões de pessoas e responde por 8,1% do Produto Interno Bruto (PIB), que é a soma de todas as riquezas produzidas no país.

“Nós impactamos diretamente 53 segmentos da cadeia produtiva, então, realmente é um setor que tem contribuição muito importante na agenda econômica do Brasil”, destaca o ministro.

O ministro ressaltou ainda que o turismo brasileiro tem um potencial importante, pois é o número 1 em recursos naturais do planeta e é o oitavo em recursos culturais do mundo.

Nova Campanha

Para promover a Retomada do Turismo, também foi lançada a campanha “Viaje com responsabilidade e redescubra o Brasil”. É uma série de vídeos voltada à promoção dos destinos turísticos brasileiros que será veiculada em todo o país.

Medidas para reduzir os impactos econômicos no turismo

Para reduzir os impactos econômicos por conta da Covid-19 no setor do turismo, o Governo Federal tomou uma série de medidas. Além de focar na manutenção dos postos de trabalho, por meio do pagamento do Auxílio Emergencial, da flexibilização da jornada de trabalho e da suspensão temporária do contrato de trabalho, editou Medida Provisória para garantir os direitos do consumidor para remarcação de serviços turísticos e eventos e, ao mesmo tempo, evitar a falência dos prestadores de serviços.

O Governo Federal também destinou R$ 5 bilhões para crédito de empreendimentos cadastrados no Cadastur, relação dos prestadores de serviços turísticos, para possibilitar a sobrevivência das empresas.

“A agenda do Ministério do Turismo, a nossa agenda, passou a ser quase que exclusivamente econômica. O entendimento era de que precisávamos socorrer de forma imediata o setor; e o Governo Federal não se furtou dessa missão”, acrescenta o ministro.



PUBLICADA EM: 08/02/2021 13:08:21 | VOLTAR PARA: Artigos | OUTRAS PUBLICAÇÕES
Fonte: https://www.gov.br/pt-br/noticias/viagens-e-turismo/2020/11/governo-anuncia-plano-de-retomada-do-turismo



Fale WhatsApp