Belo Horizonte / MG
operacionai@beiraaltaturismo.com.br (31)3564-5539

Debatedores apontam vacinação como fundamental para retomada do turismo

9 Curtidas. 2160 Visualizações

Debatedores apontam vacinação como fundamental para retomada do turismo  

Turismo

A presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav), Magda Nassar, disse que o setor tem desafios diários diante da pandemia. Ela apontou que o faturamento das agências chegou a cair 70%. Ela pediu apoio do poder público, o que traria resultados imediatos e poderia colaborar de forma decisiva para o crescimento do país. Magda Nassar acrescentou que não há motivos para não olhar para o turismo com otimismo e como uma sinalização “de futuro”.

— Precisamos de vacinação, sim. Que em 2022, o turismo devolva todo o investimento que eventualmente tenha sido feito — declarou Magda Nassar.

Na mesma linha, o presidente da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa), Roberto Haro Nedelciu, pediu a atenção do governo e do Legislativo com o turismo. Ele disse que o investimento no setor traz um retorno rápido e alcança outros setores. Segundo o presidente da Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Clia Brasil), Marco Ferraz, um turista de cruzeiro marítimo traz muitos recursos para os destinos em terra, com a demanda por alimentação, compras, aluguéis de carro e outras operações comerciais. Por isso, o setor se mostra importante e merece a atenção do poder público.

— Um real investido por nossos associados retorna mais de quatro para o país, segundo estudo da Fundação Getúlio Vargas – apontou Ferraz.

Governo

O diretor do Departamento de Ordenamento, Parcerias e Concessões do Ministério do Turismo, Eduardo Tati Nóbrega, lembrou que a inclusão social na primeira década dos anos 2000 e a implementação de uma série de medidas de regulação permitiram um grande crescimento do setor aéreo no país. Observou, porém, que o baixo crescimento econômico dos últimos anos e a pandemia do coronavírus são fatores que não estão permitindo a retomada da expansão do setor.

Segundo Nóbrega, a previsão é que este ano o número de passageiros aumente cerca de 35% em relação ao ano passado — perspectiva que ainda não recupera os números pré-pandemia. Ele admitiu o momento difícil, mas apontou algumas iniciativas do governo para incentivar o setor: extinção do adicional da tarifa de embarque internacional, regras mais dilatadas de reembolso e postergação de pagamento de tarifas e outorgas.

— Essas medidas podem ajudar a deixar o setor aéreo com um ambiente mais favorável depois deste momento. Temos ainda muitos custos e desafios, mas precisamos voltar com tudo após a pandemia — declarou Nóbrega.

O secretário Nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo do Ministério do Turismo, William França, disse o Brasil tem "belas praias, amplo litoral e um povo hospitaleiro". Para ele, porém, que é preciso trabalhar na estruturação de portos e na promoção dos destinos, além da adequação estrutural dos pontos turísticos. Essas medidas são importantes, segundo o secretário, para o aumento do turismo e, de forma específica, para o crescimento dos cruzeiros nos mares do país.

William França também disse ter a expectativa que o setor volte a crescer de forma robusta a partir do próximo verão. Ele apontou que uma medida importante do governo foi a assinatura da Convenção do Trabalho Marítimo, da Organização Internacional do Trabalho (OIT), no mês passado, o que facilita a chegada de navios ao país.

— Também entendemos que a retomada do turismo passa pela vacinação — reconheceu França.

Fonte: Agência Senado


PUBLICADA EM: 02/07/2021 10:05:23 | VOLTAR PARA: Artigos | OUTRAS PUBLICAÇÕES
Fonte: Da Agência Senado | 24/05/2021, 20h43 Fonte: Agência Senado



Fale WhatsApp