Jalapão - Chuveirinho do sertão
Duração: 06 dias e 05 noites - A partir de: Sob consulta*
Jalapão - Chuveirinho do sertão
Duração: 06 dias e 05 noites - A partir de: Sob consulta*
O Jalapão é um convite para se desconectar da rotina e se reconectar com a natureza em sua forma mais pura. Não é apenas uma viagem, é uma experiência transformadora que espera por você. A expedição para o jalapão é indicada para o público em geral, principalmente para os amantes de natureza que são desapegados de luxo e gostam da simplicidade de regiões onde possuem uma rica cultura baseada na ancestralidade negra, vale ressaltar que por se tratar de um roteiro com nível de dificuldade média, em alguns casos como por exemplo, crianças, idosos e PCD's sugerimos que o cliente entre em contato conosco para esclarecer todas as dúvidas em relação a Expedição ao Jalapão.
Dia 01 - Chegada em Palmas
Ao chegar no aeroporto de Palmas, iremos levá-lo até o seu hotel.
O restante do dia será livre.
Dia 02 - Saída Palmas:
Nossos guias começam a buscar os clientes nos hotéis partir das 6:30 horas, em seguida faremos um breve encontro, onde será feita uma explanação de toda expedição para em seguida partir pra conhecer um dos lugares mais lindos do mundo.
Passeio Pedra Furada: Um lugar de tirar o fôlego! Nossa primeira parada trata-se de uma formação rochosa composta de arenitos de cores variadas, esculpido pelo vários fatores da natureza, como o vento a chuva, que ao longo de milhares de anos tem sido moldada como se fosse pela mão divina, também é um criatório natural de várias espécies de pássaros como Maritacas, Araras Azuis e não para por aí, além de cenário de novela global e comerciais televisivos, cada dia vira palco de muita concorrência nos finais de tarde, por empresas que deixam a visitação para esse período, portanto optamos sempre por fazer a visitação ainda pela manhã, valorizando assim cada minuto para imagens inesquecíveis.
Mirante da Pedra Furada: Uma das maiores riquezas naturais do Jalapão! Os carros param bem pertinho da pedra, serão apenas 5 minutos de trilha pelo mato em areia fofa. E tem mais, uma grande passagem na rocha que parece um portal darão às boas vindas, antes de subir na plataforma para ver um horizonte hipnotizante,
Almoço na Dona Minervina em Pindorama: Uma Família que mora em um vale longe da Cidade, Dona Minervina e Seu Denizon criaram 11 filhos na Roça e a realidade deles mudou a partir da chagada do Turismo na Região, por conta da Lagoa do Japonês, que será a nossa próxima parada após um almoço delicioso!
Lagoa do Japonês: Com águas cristalinas ora verde esmeralda outro momento azul turquesa de tirar o fôlego, são um convite para um banho refrescante, a gruta imperdível abriga uma caverna com belezas extraordinárias. A lagoa tem esse nome devido à descendência oriental de um antigo dono. Por conta das rochas pontiagudas no fundo, é aconselhável o uso de calçados próprios para banho (tipo papete), assim evita o risco de machucar os pés. Ótimo lugar para máscara ou óculos de mergulho.
Jantar na Dona Luciene em Ponte Alta: Uma Sra. que transformou sua casa em restaurante e hoje faz a diferença na culinária com um jantar bem diversificado, saboroso e sempre com um sorriso cativante.
Check-in na pousada: Todas as Pousada são nossas parceiras de longa data, equipadas com Ar condicionado, TV, Camas confortáveis e internet.
Dia 03 - Fervedouros: Sairemos após o Café para o dia de muito banho nos Fervedouros!
Fervedouro do Jalapão : Um fenômeno natural onde uma nascente se deu pela origem de um rio subterrâneo/lençol freático que jorra com muita pressão, todos eles estão localizados em áreas particulares ao longo da TO-110, estrada que liga Mateiros a São Félix. Cada fervedouro tem uma capacidade específica para visitantes, sendo permitido nadar ao mesmo tempo entre quatro e dez pessoas. (CAPACIDADE DE CARGA, DETERMINADA APÓS ESTUDOS TÉCNICOS).
Fervedouro Salto e Fervedouro dos Buritis : Ainda no Fervedouro dos Buritis teremos nosso Almoço no restaurante localizado no Fervedouro que é da família do Sr°. Lino, dono de um dos mais lindos Fervedouros: Boa parte do que consumido lá, é produzido lá mesmo.
Campos de Capim Dourado: Uma espécie de sempre-viva da família Eriocaulaceae, existem em campos úmidos próximos a veredas em diversas regiões do Cerrado, por exemplo, além do Jalapão no Tocantins também estão presentes nos estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Goiás e Bahia.
Na nossa região Jalapão, com a palha ou o talo são feitos artesanatos: pulseiras, brincos, chaveiros, bolsas, cintos, vasos, peças de decoração entre outros. Sua característica principal é a cor que lembra o ouro. A principal localidade onde começou o desenvolvimento da produção artesanal, é Mumbuca em Tocantins, um vilarejo localizado no município de Mateiros. Atualmente esses artesanatos são produzidos em outras localidades da região do Jalapão.
Comunidade quilombola (artesanatos, cultura local): Compras opcionais em lojinhas de artesanato e souvenirs, faremos pelo menos 2 paradas ao longo de nossa expedição.
1º - Lojinha da Jane, uma mulher nativa que encontrou o sustento de sua família na confecção de artesanatos com o Capim Dourado, tem dado um novo rumo para os seus vizinhos, fazendo da sua lojinha uma espécie de cooperativa e vendendo a produção de todos no entorno da Comunidade Quilombola do Carrapato, tudo que produzem é vendido na Jane.
2º – A Lojinha Sempre Viva, de uma Engenheira ambiental que veio para o Jalapão para trabalhar no PEJ (PARQUE ESTADUAL DO JALAPÃO), se apaixonou pela região e resolveu montar sua lojinha, e hoje já tem até um quiosque no maior shopping da região.
Cachoeira do Rio Formiga: A Cachoeira do Formiga, fica a cerca de 30 quilômetros de Mateiros. O acesso é feito pela rodovia TO-110, que vai para São Félix do Tocantins. Todo o trecho não tem calçamento e, por isso, o uso das Pajero 4×4 com guia local licenciado pelo Naturatins. O nome é por causa do rio Formiga. É uma queda pequena que forma um poço grande de águas em tons esverdeados que lembram esmeralda. A água é muito transparente e mesmo no lugar mais profundo pode-se ver a areia calcárea branca e fina. Seguiremos para mais outra cidade, agora São Félix.
Jantar Check-in pousada, com piscina e barzinho sugestivo, para em seguida aproveitarmos o nosso jantar na própria pousada.
Dia 04 - Café da manhã na pousada, após esse momento conheceremos uma praia, dessa vez no Rio Soninho.
Após visitar a Prainha do Alecrim saímos direto para o fervedouro Bela vista, um dos mais bonitos fervedouros, sendo assim nosso último Fervedouro.
Nossa próxima parada, a Serra da Catedral, uma contemplação de uma escultura natural no meio do nada, em uma formação rochosa que remete a visão de uma CATEDRAL. Seguimos rumo ao nosso último cartão postal no Poço Encantado onde faremos nosso almoço.
Após o almoço, seguimos para Palmas.
O retorno à Palmas tem previsão de chegada na cidade, por volta das 20h00 e, portanto, o voo de retorno deve ser agendado para o dia seguinte, obrigatoriamente.
Dia 05 - Aproveite as últimas horas na cidade antes de fazer o check-out.
Os serviços do hotel terminam com café da manhã (o quarto poderá continuar ocupado conforme as normas de cada hotel).
Encontre o motorista no hotel no horário informado na noite anterior.
Feliz viagem de regresso.
* Transporte aeroporto de Palmas para o hotel de Palmas
* Transporte hotel de Palmas para o hotel no Jalapão
* Transporte hotel no Jalapão para o aeroporto de Palmas
* 1 noite de hospedagem em Palmas (chegada)
* Expedição Jalapão 4 dias e 3 noites:
* 03 noites de hospedagem no Jalapão
* Alimentação (café, almoço e jantar) durante expedição no Jalapão, exceto bebidas
* Carros equipados para Off Road (Pajero e Toyota para até 06 passageiros)
* Serviços de bordo durante todo o percurso (Biscoitos, água, sucos e refrigerantes)
* Passeio para Pedra Furada
* Passeio para Lagoa do Japonês
* Passeio para o Cânion Sussuapara
* Passeio para a Praia do Pixico
* Passeio para a Árvore dos desejos
* Passeio para Dunas do Jalapão
* Passeio para o Fervedouro Salto, Fervedouro dos Buritis, Fervedouro Bela Vista
* Passeio para a Cachoeira do Rio Formiga
* Taxas de entradas nos atrativos (exceto opcionais)
* Guia turístico durante toda expedição ao Jalapão
* 01 noite de hospedagem em Palmas (Saída)
* Seguro Viagem Nacional (consultar cobertura e informações detalhadas no momento da emissão)
• Bebidas durante as refeições (almoços e jantares);
• Despesas de uso pessoal;
• Despesas extras como: consumo de frigobar, compra de artesanatos;
• Opcionais sugeridos;
• Tudo que não conste como incluído;
• Refeições em Palmas;
• Nascer do sol na serra do Jacurutu;
• Tirolesa Lagoa do Japonês.
São necessárias todas as informações solicitadas para que seja possivel fazer um orçamento detalhado e assertivo.
Aguardamos seu contato;
Entr em contato para maiores detalhes
* Valores sujeitos à alteração sem aviso prévio. Pacotes sujeitos á disponibilidade e a alterações. Fotos meramente ilustrativas.